Química, Velocidade e Temperatura explicam o Fenômeno Natural: Encontro das águas, Rio Negro e Solimões.

O Encontro Das Águas é um Fenômeno Natural que ocorre na Amazônia com os Rios Negro e Solimões, além disso, é um fenômeno facilmente visto em muitos rios na Amazônia.

CURIOSIDADE DA QUÍMICA|

O Encontro Das Águas é um Fenômeno Natural que ocorre na Amazônia com os Rios Negro e Solimões, além disso, é um fenômeno facilmente visto em muitos rios na Amazônia. O famosa e grandioso “Encontro das Águas”, está localizado na frente da cidade de Manaus no Amazonas, sendo uma das principais atrações turísticas da capital.

Os fatores que explicam esse fenômeno são: Velocidade, Temperatura e Química. São em torno de seis quilômetros que os rios se encontram lado a lado, mas sem se misturar, formando assim o maior rio do mundo, o rio AMAZONAS!

Mas tem química nesse fenômeno? Tem sim! A Química presente nos Rios faz com que ambos tenham diferenças na Acidez. Isso porque o pH dos rios são diferentes, o Rio Negro possui de 3,8 à 4,9, por conta do volume de Ácidos Orgânicos. Já o Rio Solimões, tem pH entre 4,5 e 7,8.

Na velocidade, a explicação científica está na diferença de velocidade de cada um deles. Enquanto o Rio Negro corre 2 quilômetros por hora, o Rio Solimões é mais rápido e tem em média, 4 à 6 quilômetros por hora!

Já na temperatura, o Rio Negro tem em média, 28°C, enquanto o Rio Solimões sente um frio maior, em torno de 22°C.

Fonte: Portal da Amazônia.

Matéria: Maiara Cristina.