QUÍMICA DOS ALIMENTOS: FRUTA AÇAÍ

O açaí é uma fruta comum da região Amazônica (norte), possui nome cientifico de “Euterpe oleracea”, sua produção se dar 90% no estado do Pará, em solos úmidos ou alagados. Produzido em palmeiras, é um fruto bacáceo de cor roxa ao preto, além disso, possui formato arredondado e nasce em cachos.

O pigmento do açaí se dá pelo teor de antocianinas elevado, contem cerca de 1,02/100g de extrato seco. Esse pigmento é natural e pertence à família dos flavonoides, os verdadeiros responsáveis pela cor do açaí.

O fruto do açaí é utilizado na produção de diversas bebidas e alimentos em todo o Brasil, por causa de suas riquíssimas propriedades. É um verdadeiro arsenal de nutrientes, como: Vitaminas (A, E, D, K, B1, B2, C), Minerais (Cálcio, Magnésio, Potássio, Ferro), Aminoácidos, Antioxidantes e Óleos Essenciais.

O açaí é um fruto 100% aproveitável em vários setores da indústria, sendo eles: setor de alimentação e bebidas, setor de cosmético, setor de fármaco e no Artesanato, pois, seu caroço muito se utiliza em itens artesanais na região norte. Além disso, é extraído da fruta também o óleo, que é composto de ácidos graxos de boa qualidade, 60% de monoinsaturados e 13% de poli-insaturados. Já as proteínas, são mais superiores que o leite (3,50%) o ovo (12,9%), enquanto os aminoácidos são bem semelhantes ao do ovo.

Contudo, o açaí possui função antioxidante que melhora a circulação sanguínea e protege o organismo contra o acúmulo de placas de depósito de lipídeos, causadores da arteriosclerose.

FONTE: mundoeducacao.uol/medicinacomplementar.com.br.

MATÉRIA: MAIARA CRISTINA