Conselho Regional de Química da 14ª região lança a primeira Tabela Periódica em Braile do país.

O evento de lançamento aconteceu no dia 31/03 (sexta-feira), em sessão solene especial na Assembleia Legislativa de Boa Vista-RR. E, contou com o apoio da Deputada Estadual, Ângela Águida Portella, que abraçou a causa e organizou o evento junto a Assembleia.

A Tabela Periódica em Braile é uma iniciativa do Conselho Regional de Química da 14ª região, com projeto da Relações Institucionais, Ana Caroline Duarte e contou com a ajuda dos professore Jacy Davi, Willas Dias e o revisor Tarciso de Oliveira.

O evento contou com a presença de toda a Diretoria do CRQ 14ª região, como o Presidente, Gilson da Costa Mascarenhas; o Vice-presidente, Luciano Volpato; o Diretor e tesoureiro, Jaime Marques e o Secretário, Pedro Campelo. Além disso, esteve presente também o Presidente do Conselho Federal de Química, José de Ribamar Filho e os 21 presidentes dos conselhos regionais de química do país.

O presidente do Conselho Federal de Química, José de Ribamar Filho, afirmou que dará total apoio para a propagação do projeto em todo o Brasil. “A repercussão será a nível nacional, porque esse lançamento começou aqui, mas vai ser disseminado em todo o território brasileiro. Porque acho uma inciativa extremamente importante do CRQ 14ª, e nós vamos apoiar em tudo”.

O objetivo do projeto para o CRQ 14ª sempre foi o de inclusão social, além disso, de poder contribuir pra sociedade com uma ferramenta indispensável para o aprendizado da química. Como afirma o presidente do CRQ 14ª, Gilson Mascarenhas,

“O CRQ 14ª pensou em devolver para a sociedade um instrumento de inclusão e nada mais certo desse instrumento de inclusão ser a Tabela Periódica em Braile. Então, essa tabela foi desenvolvida em parceria com uma escola de deficientes visuais e sempre visando à distribuição gratuita…”.

O Conselho Regional da 14ª região agradece ao apoio da deputada Estadual, Ângela Águida Portella, a Professora e Reitora, Elísia Martins e ao Pró-Reitor de Planejamento e Gestão Financeira, Lindomar Peixoto. E também, a Assembleia Legislativa de Boa Vista-RR, e ao Conselho Federal de Química. Por toda ajuda e apoio no evento de lançamento da Tabela Periódica em Braile na cidade de Boa Vista-RR.

Sobre o projeto da Tabela Periódica em Braile:

  • VISÃO GERAL: A iniciativa do Conselho Regional de Química 14ª Região, visa possibilitar aos alunos deficientes visuais, um material de apoio e incentivar a aprendizagem da disciplina de Química dentro da sala de aula das escolas da rede pública e privada. A Tabela Periódica em Braile, é um projeto da Relações Institucionais e professora, Ana Caroline Duarte, e teve ajuda e apoio dos professores Jacy Davi e Willas Dias, com produção do CRQ 14º região. Além disso, o conselho regional de química da 14ª região possui o direito autoral, para a distribuição gratuita do material.
  • OBJETIVO: O projeto visa possibilitar a inclusão no ensino da Química, incentivando alunos e professores. Oferecendo um material didático para a melhor compreensão da tabela periódica.
  • PUBLICO –ALVO: Profissionais, estudantes e comunidade em geral.
  • METAS: Realizar mapeamento pelo Conselho Regional de Química XIV do quantitativo de alunos com deficiência visual e fazer a doação do material dentro das escolas municipais, estaduais e privadas do estado. Conforme for levantado realizaremos as impressões para entrega desse material.

MATÉRIA: MAIARA CRISTINA.