CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA 14º REGIÃO, LANÇA A PRIMEIRA TABELA PERIÓDICA EM BRAILLE.

No dia 21 de setembro — Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. O Conselho Regional de Química XIV Região, lançou o livro da tabela periódica em braile, em um coquetel todo especial na Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz. Esse projeto é uma iniciativa do Conselho Regional de Química, que contou com o apoio da escola de centro de atendimento específico Mayara Redman. Através de seus professores.

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é uma importante oportunidade para refletirmos sobre a importância da inclusão social. Essa data foi oficializada em 2005 pela Lei nº 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982.

 Pensando em buscar novos caminhos e como forma de divulgar a sensibilização por inclusão social, o CRQ 14º produziu a tabela periódica em braille.

O projeto foi criação da Professora e Relações Institucionais do CRQ XIV região, Ana Carolina Duarte, além disso, contou com a ajuda dos professore Jacy Davi, Willas Dias e o revisor Tarciso de Oliveira.

 O Engenheiro Químico Gilson da Costa Mascarenhas, presidente do CRQ, fez questão de produzir e entregar de maneira gratuita esse material para a sociedade que estava presente no evento. Os interessados pelo o material podem entrar em contato com o Conselho Regional de Química XIV Região.

PROJETO TABELA PERIÓDICA EM BRAILLE:

  • VISÃO GERAL: A iniciativa do Conselho Regional de Química XIV Região visa possibilitar aos alunos deficientes visuais, um material de apoio e incentivar a aprendizagem da disciplina de Química dentro da sala de aula das escolas da rede pública e privada. O material foi elaborado pelos professores Ana Caroline Duarte, Jacy Davi, Willas Dias e produzido pelo CRQ 14º região. Tendo o CRQ o direito autoral, para a distribuição gratuita do material.
  • OBJETIVO: O projeto visa possibilitar a inclusão no ensino da Química, incentivando alunos e professores. Oferecendo um material didático para a melhor compreensão da tabela periódica.
  • PUBLICO –ALVO: Profissionais, estudantes e comunidade em geral.
  • METAS: Realizar mapeamento pelo Conselho Regional de Química XIV do quantitativo de alunos com deficiência visual e fazer a doação do material dentro das escolas municipais, estaduais e privadas do estado. Conforme for levantado realizaremos as impressões para entrega desse material.

E para quem se interessou pelo projeto, ou até mesmo conhece alguém que precise da tabela periódica em braille, é só solicitar a mesma pelo email: ana.carolina@crq14.org.br.

MATÉRIA: MAIARA CRISTINA

FOTO: ARIELLE CARVALHO